Coincidência? Em 21 de abril de 1792 no Brasil…

20 04 2007

Desde que me iniciei como espírita há dois anos atrás, não acredito mais em coincidências. Inclusive os links que adiciono neste blog, os bloglists, tudo não é por acaso. Mas voltando a questão – se chama Tiradentes.

Minha admiração pessoal pelo Espírito de Joana d´Arc veio me levou a publicar esse blog, e graças e isso acabo de descobrir outro espírito de grande força e coragem no Brasil – Alferes Joaquim da Silva Xavier – o Tiradentes. Com importante missão de libertação colonial, foi principal responsável pela Inconfidência Mineira. De forma heróica no fracasso da revolução, assumiu toda culpa sendo enforcado. O exemplo do Tiradentes tem que ser o mais lembrado, estudado e revivido em escolas, comunidades e casas brasileiras. Por que disso tudo? Porque ainda não foi alcançado o resultado dessa revolução até hoje! Sua bandeira com os dizeres Libertas quae sera tamen, que quer dizer “Liberdade ainda que tardia” tem que nos motivar. Assim como Joana d´Arc motivou os franceses, Tiradentes deve nos motivar a termos coragem de assumir nossos atos. Até hoje a verdadeira revolução não aconteceu, está alienada nas carteiras danificadas das escolas públicas, na mente desinteressada de muitos professores sem vocação, na preguiça e no ato de sempre querer tirar vantagens! Temos que começar a revolução já, dentro de cada um de nós, trabalho de formiguinha mesmo. Combatamos a corrupção, a violência, a pobreza, a falta de caridade, tudo no dia-a-dia nosso. Seja furando uma fila, aceitando propina, aplaudindo o filhinho que ao receber um tapa dá um soco, traindo nossa parceira(o)… temos que fazer nossa revolução ! Ética, honestidade e caráter. Como embasamento teórico temos no Espiritismo – que nos revela as leis do universo. Que essa Terceira Revelação possa ser usada para revolucionarmos o Brasil. Libertas quae sera tamen !!!

Bibliografia de Tiradentes:

http://www.expoente.com.br/professores/kalinke/trabalhos/HomePagePersonalidades/Tiradentes.html

Indicação de Leitura Últimas horas de Tiradentes:

http://www.paginaespirita.com.br/tiradentes.htm

Espiritismo:

http://espirito.org.br/portal/codificacao/le/index.html

Neste Blog – Joana d´Arc: Introdução >> Prefácio // (english version)

Ações

Information

8 responses

20 04 2007
troy worman

awesome blog. love the layout. thanks. and good Tiradentes Day.

24 02 2008
Joaquim Carlos Neto

O acaso(?) me colocou aqui. Foi bom relembrar os ensinamentos espíritas que recebi há mais de ciquenta anos e de que estou afastado tão logo detectei demagogia junto de tal religião(?) cujo respeito não deveria receber tal comportamento(juizo meu). Reflexões espíritas me levaram a concluir que todo ato externo como doação material de qualquer natureza, a qualquer pretexto é DEMAGOGIA PARA SATISFAÇÃO ANIMAL. Mudança do que aí está só poderá ocorrer pela responsabilidade com o meu irmão que foi posto ao lado da minha moradia. Viver com o diferente fazendo ele chegar à obtenção de seus direitos humanos. Qualquer doação material para que seja feito volume junto de outras doações é alimentação de corrupção, pois não há Conselho de Ficalização que seja capaz de impedir os desvios humanos.

25 02 2008
Claudinho

As nossas vivências passadas são muito importantes, pois foram ações que produziram, produzem e produzirão efeitos de mudança de pensamentos e atitudes por toda uma vida. E nesse mundo de espíritos em construção moral é muito comum em qualquer religião, inclusive a Espírita onde a vigilância é dobrada, presenciarmos atitudes indevidas – justamente por ser formada de pessoas imperfeitas, ainda em construção moral, assim como a pessoa que vos escreve.

A minha busca é grande, mas tenho a certeza de que ainda sou muito egoísta e aliado a meus outros defeitos posso estar desperdiçando tempo e até prejudicando alguém sem vigilância. Contudo o Espiritismo foi o conjunto de instruções que consegui melhor resultados para meu próprio auxílio, pois sua literatura é completa, seu campo de ação se reflete em nós mesmos e sua avaliação ocorre diariamente em nossas atitudes de vida. No meu caso, justamente pela minha dificuldade na pratica da caridade material, freqüento um sério grupo Espírita que me auxilia muito.

Quanto à demagogia da caridade material, realmente existem muitas caridades para proveito do orgulho individual, mas num planeta de provas e expiações como a Terra tudo não é instrumento de testes? Acredito que o modo de como se faz a caridade também é um teste, e muitos são reprovados.

Mas ainda não é preferível fazer uma doação para alimentar o egoísmo e orgulho do que não fazer nada? Se toda ação gera reações, mesmo por motivo de orgulho será que não sobra um pouquinho de crédito para o caridoso orgulhoso? E se um volume de doações foi desviado e furtado acredito que o mérito de quem ajudou a contribuir para o volume das doações crescerem não irá ser subtraído de sua paz de consciência.

Além disso, não seria uma caridade convier com pessoas egoístas, mesquinhas e corruptas servindo de exemplo de retidão perante eles?
Assim penso ser importante a caridade material, contudo, concordo plenamente com sua opinião de que a maior das caridades é com a vivência direta com pessoas, a transmissão da educação e respeito, contribuindo para a construção dos direitos e deveres de um irmão… Quer missão maior do que perder dias e noites para cuidar e educar um filho, cuidar de um familiar, ensinar uma classe de alunos, dispor do tempo particular para visitar doentes, doar um momento para um desabafo aflito…

Logo acredito que a educação e formação moral possa ser a maior das caridades que possamos fazer hoje em dia pela imensa falta que existe no Brasil. Da falta de educação derivam a maioria das mazelas dessa nação. E se cada um de nós fizer a sua parte com certeza o Brasil irá mudar para melhor.

Obrigado pela contribuição e Sucesso !

2 11 2009
ademario

Vinte e Um de Abril
(Calendário de um passado Brasil!)

Desperta meu povo
Leve a dor
Lá pro esquecimento da vida
Porque a luz só se acende
Quando se apaga a ferida que o passado teceu
Que ficou, no silencio da luta
Que a sombra bruta te obrigou!

Abra a janela da alma
Deixa entrar a luz imortal
Esse sol que nos olhos não arde
Nunca é tarde
Pra recomeçar um sonho bom!

Tempo passou
Pelo giro da Terra no espaço
Nos braços da saudade o ideal já dormiu
Vinte e um de abril!

Calendário, outra vez anuncia
Liberdade ainda tardia
Dobrando sinos em ruas vazias
Desta nação que o Cristo também lhe espera
Primaveras com outra emoção!

Desperta meu povo
Que a história lhe pede o aval
Minha vida ainda ofereço, agora como oração
Liberdade é ainda um poema
De intenções esculpindo adereços espirituais
Consciência regendo seus passos
Olha as dores, não te serão embaraços
Pra conquistar o destino que é teu!

O meu sonho… uma inconfidência
Os meus atos uma provação
A sentença uma certeza
Não era a hora da libertação!

Voltar sobre os próprios passos
No Largo da Lampadosa
No peito pulsando uma rosa
Perfume de uma oração
Deixo meu corpo no mundo
E levo pro espaço minha alma
A palma da minha redenção!

Eis a liberdade que era o tom mais inconfidente
Outras vidas no momento eu não tinha pra cobrir ideal tão pungente
Semear o meu sonho indormido
Nas noites de um país prematuro
Deitado em berço carente
Cercado por sombras e juros!

O tempo a tudo refina
Nas veias de outra ampulheta
Lisboa esculpiu as imagens
Do sonho que ficou na prancheta
Traduzindo os sonhos Gerais
Que então despertou nossas Minas!

E hoje de onde eu moro
Ao Cristo de Luz eu imploro
Mantenha a Espírita Doutrina acesa
No tempo, na rua e na mesa
Que a liberdade que mais me importa
E a sombra esquartejada e morta!

Ademário da Silva.
21/04/90.
04:00h.

15 04 2012
chaddadbonsai

Que maravilhosa mensagem Ademário, é do próprio Alferes J.S. Xavier ou vc foi inspirado?

15 04 2012
Claudinho

Que bom que gostou, pode falar diretamente com o Ademário no seu blog no endereço abaixo…

http://ademario.wordpress.com/

Vale a pena a visita, é excelente.

15 04 2012
ademario

Quem me dera meu amigo (a), isso é fruto de intuições e a afinidade que busco manter acesa com o pessoal da Inconfidência Mineira, quando os encontro na literatura espírita…

Um abração

Ademário

12 09 2012
ademario

Minha amiga, me desculpe o atraso, mas agradeço suas palavras de estímulo. E pode ter certeza que a poesia em questão é fruto de intuição… Um abração pra você!

Deixe um comentário

