Games Educativos – Desenvolvento o lúdico na aprendizagem

16 05 2007

Brasil Alegria Já critiquei neste blog os jogos violentos que existem hoje em dia. Mas qual a solução? Jogos educativos. Pelo menos com crianças na faixa de zero a 12 anos devemos utilizar de jogos sem violência para que a partir dos doze, possa procurar por si só o melhor. E digo zero porque hoje mesmo entrei em uma página muito interessante onde o professor Victor M. Sant´Anna ensina seu bebê a ler…

http://www.geocities.com/victorsantanna/alteduc.html

No link abaixo um download de um excelente jogo sobre números, cores em inglês:

http://baixaki.ig.com.br/download/Rays-Letters-and-Numbers.htm

Lista de jogos do infantis e educativos:

http://baixaki.ig.com.br/categorias/cat71_1.htm

http://www.matematicarlos.com.br/jogos_matematicos.htm

Programas educativos de matemática mais complexos nos links abaixo:

http://www.mat.ufrgs.br/~edumatec/software/softw.htm

http://www.matematicarlos.com.br/softwares.htm

Jogos diversos infantis:

http://sitededicas.uol.com.br/linkshr.htm

On-Line (pela internet):

http://www.mrjogos.com.br/games-gratis-online/Infantil/

http://www.matematicarlos.com.br/jogos_matematicos_on_line.htm

Lembre-se: Todas as crianças que surgem em nossas vidas são oportunidades de evoluirmos através de uma boa educação e bom exemplo transmitido aos pequeninos.

E quem não se recorda de como ficávamos felizes com aquele adulto que doava um pouco de tempo para uma brincadeira quando éramos criança? Portanto, não vale apenas colocar um joguinho novo ou mesmo comprar um video-game e não estar presente brincando junto ! O interessante e construtivo para a criança é justamente na parceria, no brincar com o incentivo do adulto, principalmente o ponto de referência das crianças – os pais.

————————-

Abaixo deixo umas dicas obtidas na internet – referência bibliográfica no final:

1

Dicas sobre como transformar as atividades de rotina em atividades de aprendizagem

2

Fale, ouça, leia, brinque. A aprendizagem começa com a rotina do dia-a-dia

3

As crianças iniciam a aprendizagem com o nascimento

4

A criança, a partir do momento em que vem ao mundo, começa a aprender sobre sua família, o ambiente que a cerca e a descobrir suas surpreendentes aptidões. À medida que cresce, toda experiência contribui para aumentar seus conhecimentos e sua autoconfiança.

5

Ao entrar para o jardim-de-infância, ela passa a aplicar tudo aquilo que aprendeu. A professora do jardim-de-infância a convida para ver livros, fazer desenhos, contar histórias e fazer novos amigos. A professora do jardim-de-infância observa e anota o progresso da criança – identificando aptidões que a ajudem a se sair bem na escola. Caso ela note a falta de alguma aptidão, planejará atividades que ajudem a criança a desenvolvê-la.

Como mãe ou pai, você pode ajudar seu filho a se preparar para ser bem sucedido na escola. Este folheto contém muitas atividades que podem fazer parte da sua rotina diária, e ajudar seu filho a progredir em áreas importantes do desenvolvimento, necessárias no jardim-de-infância.

– Desenvolvimento Pessoal e Social

– Linguagem e Aptidão Literária

– Desenvolvimento Cognitivo em:

– Raciocínio Matemático

– Raciocínio Científico

– Estudos Sociais

– As Artes

– Desenvolvimento Físico

Comece hoje, usando as seguintes sugestões de atividades.

6

Linguagem e aptidão literária

A linguagem e a aptidão literária englobam todas as aptidões que ajudam a criança a ler, escrever e a expressar suas idéias através da linguagem falada.

7

Você pode usar essas atividades para ajudar seu filho a desenvolver a linguagem e a aptidão literária

– Fale com seu filho desde o nascimento. Mesmo ainda bebê, a criança aprende os sons da linguagem e o ritmo da conversa.

– Responda quando seu filho começar a balbuciar as primeiras palavras. Ele está tentando aprender a falar e precisa do seu incentivo.

– Brinque com as palavras – as que rimam, expressões bobinhas, brincadeiras como “Lá vai uma barquinha carregada de…”

– Leia todos os dias para seu filho. Mesma na tenra infância, a criança tira grande proveito da intimidade da leitura diária, e de estar ouvindo novas palavras enquanto você mostra as ilustrações.

– Faça perguntas sobre os livros que lêem juntos, pergunte sobre as ilustrações e sobre o que acontece em seguida.

– Forneça o material necessário para que seu filho “escreva” listas, histórias e sinais, mesmo que não passem de simples rabiscos.

– Deixe seu filho falar e responder quando estiver com outras pessoas ao invés de falar por ele ou chamar sua atenção para que responda logo.

8

Desenvolvimento pessoal e social

O desenvolvimento pessoal e social inclui as aptidões necessárias para que a criança compreenda e saiba lidar com seus sentimentos, interagir com outras pessoas, e firmar-se como pessoa. O desenvolvimento pessoal e social da criança baseia-se no seu relacionamento com os pais e outras pessoas. Abrange o que a criança acha de si mesma, como se vê como aprendiz, e o seu senso de responsabilidade perante si e os outros.

9

Você pode ajudar seu filho a desenvolver suas aptidões pessoais e sociais

– Dê atenção ao bebê quando ele chorar. Isso faz com que seu filho sinta que é amado e o ensina a confiar em seus cuidados.

– Aproveite toda oportunidade que tiver para segurar e tocar seu filho com carinho. Fixe o olhar nele e fale suavemente. Isso ajuda a criar o vínculo de que a criança precisa para se sentir segura e estabelecer relacionamentos com outras pessoas.

– Incentive seu filho a tentar novas atividades, e comemore tanto a tentativa quanto um feito bem sucedido (dar os primeiros passos, alimentar-se sozinho, falar a primeira palavra, etc.).

– Mostre orgulho pelos esforços da criança, pendurando os trabalhos de arte na porta da geladeira ou na parede.

– Ajude seu filho a começar a compreender e controlar os sentimentos (depois de uma briga, etc.).

– Ajude-o a compreender como os outros se sentem.

– Ajude seu filho a solucionar problemas, fazendo perguntas pertinentes e deixando-o chegar sozinho à solução, ao invés de simplesmente dar a resposta.

10

Raciocínio matemático

O fundamental para a aprendizagem da matemática é saber entender os números, medidas, padrões e formas. As crianças precisam usar na prática esses conceitos básicos de solução de problemas para trabalharem com a matemática elementar.

11

Os pais podem ajudar os filhos a desenvolver o raciocínio matemático.

– Conte objetos durante os afazeres rotineiros; conte os dedos da criança durante o banho, os botões ou colchetes da roupa, e os passos quando andam juntos.

– Mostre a proporção de objetos, maiores ou menores que outros (livros, brinquedos, sapatos, etc.)

– Separe os objetos por cor ou tamanho – junte todas as meias azuis, ou todas as camisetas.

– Descreva um padrão: pergunte à criança o que vem a seguir em uma seqüência de cubos ou sobre o desenho de uma camiseta, ou um fio de contas.

– Use palavras descritivas, como “mais que” ou “menos que”, e palavras que indiquem posição, como “sob”, “embaixo”, “em cima”.

– Chame atenção para a forma dos objetos, como por exemplo, a caixa do leite é um retângulo e a borda da tigela forma um círculo.

– Mostre para seu filho, enquanto estiver cozinhando, como você usa instrumentos para medir, como xícaras e colheres. Meça a altura dele com uma fita métrica ou uma régua.

– Converse sobre a seqüência do que acontece durante o dia. “Depois do almoço iremos ao parque, e depois fazer compras”.

12

Raciocínio científico

O raciocínio científico envolve explorar o ambiente e aprender a importância de fazer perguntas. É preciso dar oportunidade para que as crianças investiguem o mundo através de observação, descrição, questionamento, formulação de explicações e de conclusões.

13

Você pode ajudar seu filho a desenvolver o raciocínio científico com estas atividades

– Saia para andar e comente sobre sons, cheiros e o que vêem.

– Deixe seu filho brincar na areia e na água.

– Fale sobre o tempo, incentive seu filho a prever as mudanças.

– Estimule seu filho a observar os animais de estimação, pássaros e outros animais, e converse sobre o comportamento deles.

– Ajude seu filho a aprender mais sobre plantas ou animais pelos quais ele mostra interesse.

– Traga objetos de fora para que ele examine, como pedras, folhas, flores e pinhas.

– Use lentes de aumento, binóculos e réguas para estudar os objetos.

– Desperte no seu filho o interesse em observar o movimento dos objetos, em prever o que flutua ou afunda, e aprender que, para virar gelo a água precisa congelar.

14

Estudos sociais

Os estudos sociais referem-se à forma como a criança compreende o mundo à sua volta. Eles começam a entender que são pessoas distintas, a reconhecer e apreciar as diferenças entre as pessoas e a reparar em outras culturas e no mundo que as cerca.

15

Você pode ajudar seu filho a desenvolver o conhecimento de estudos sociais

– Fale sobre as diferenças e semelhanças entre sua família e outras, quantos filhos um casal tem, suas alturas, idades, etc.

– Fale sobre o tipo de emprego que as pessoas da família têm.

– Ajude seu filho a fazer de conta que é alguém que conhece na comunidade, por exemplo, um professor, médico ou vendedor de loja.

– Leve-o às lojas do bairro e converse sobre a função das pessoas no supermercado, no sapateiro, na farmácia, etc.

– Estabeleça e converse sobre as regras da família, como a hora de ir para a cama ou as tarefas domésticas.

– Participe com seu filho de um mutirão de limpeza no bairro e explique porque é importante.

– Leve seu filho a lugares de interesse, como a biblioteca, museus ou lugares históricos e parques.

16

As artes

As artes incluem a participação da criança em dança, teatro, belas artes e música. Envolve a participação ativa da criança e aprender a dar valor ao que está vendo.

17

Você pode ajudar seu filho a desenvolver aptidão pelas artes com estas atividades

– Cante para seu filho. Acompanhe o ritmo batendo palmas.

– Toque música e incentive a criança a dançar e acompanhar cantando.

– Ofereça instrumentos (colheres de madeira, panelas e potes de plástico) para a criança acompanhar o ritmo da música.

– Forneça vários tipos de material de desenho para seu filho usar todos os dias. Peça para ele falar sobre a arte que criou.

– Ajude seu filho a representar sua história preferida, representando os vários personagens.

– Leve seu filho a eventos musicais, apresentações de dança e amostras de arte; muitos são oferecidos gratuitamente pelos centros comunitários, igrejas, feiras e festivais ao ar livre, desfiles e shopping centers.

18

Desenvolvimento físico e saúde

O desenvolvimento físico e a saúde incluem aptidões como segurar um lápis para desenhar e escrever, correr e pular, e saber como ficar longe do perigo e ser sadio.

19

Você pode ajudar seu filho com o desenvolvimento físico e a saúde.

– Jogue bola com seu filho – agarrar, chutar e arremessar a bola.

– Tenha sempre uma variedade de brinquedos pequenos com que a criança possa brincar, como cubos e Legos, peças de encaixar em um tabuleiro, quebra-cabeças que vão ficando mais difíceis.

– Forneça material de arte para que a criança pratique cortar, colar, pintar e desenhar.

– Dê mais tempo para que seu filho termine as tarefas sem ajuda, por exemplo, tempo para lavar as mãos ou vestir o casaco ou atar o cordão dos sapatos.

– Deixe que seu filho ajude nos afazeres domésticos, de acordo com a sua capacidade, como por exemplo, pôr a mesa, pegar o pão para o almoço ou recolher a roupa para lavar.

– Ensine seu filho a fazer um laço – no cordão do sapato ou na fita de um embrulho para presente.

– Coma alimentos saudáveis com seu filho, e explique quais são os alimentos saudáveis e os que não são.

– Ensine seu filho a lavar as mãos e a escovar os dentes.

20

… e, o que é mais importante, elogie seus esforços. Seu apoio servirá de incentivo para que ele explore, questione, goste e aprenda.

Para conferir a variedade de materiais disponíveis através dessas organizações, visite a página na web http://www.countdownMD.org ou ligue para o número gratuito 1-866-752-1614. A página na web fornece informações sobre o preparo da escola, seleção de atendimento infantil, avaliação dos jardins-de-infância e sobre atividades que os pais podem praticar para promover a aprendizagem da criança pequena.

Countdown to Kindergarten: Learning Begins at Birth

Maryland’s Early Childhood Public Engagement Campaign

608 Water Street

Baltimore, Maryland 21202

http://www.countdownMD.org

© 2004 Maryland Committee for Children

Ilustrações: © 2004 Bonnie Matthews

————————-

BRINQUEDO É COISA SÉRIA

A brincadeira tem significados importantes para as crianças.
Na brincadeira, a espontaneidade da criança se faz muito importante.
Não se deve conduzir, portanto, a brincadeira, nem aguardar que a criança utilize os brinquedos que se compre como o fabricante prescreveu.
Dar um brinquedo significa dizer a ela que temos plena certeza de que ela o utilizará adequadamente. É atestado de confiança na sua capacidade.
Equivocamo-nos quando desejamos que nosso filho brinque do jeito que se espera.
Afinal, a sua criatividade é que determinará a melhor maneira de utilizar o que lhe estamos oferecendo.
Como nossos filhos têm, muitas vezes, tendências à agressividade, cumpre não cultivá-las ainda mais.
A escolha do brinquedo é de suma importância.
Brinquedos-armas podem funcionar como agentes indutores de descerramento de valores no plano da memória inconsciente.
Se dermos um brinquedo-tanque motivaremos a criança a vivenciar o clima de guerra; o brinquedo-metralhadora é símbolo de morte; brinquedo-cassetete impulsiona à violência; brinquedo-baralho induz ao vício.
Mas o brinquedo-trator estimula à produção, ao trabalho. O brinquedo-instrumento cirúrgico motiva à valorização da vida.
O brinquedo-ambulância fala da solidariedade. O brinquedo-letras ou números lhe exercitará a inteligência.
Na mesma linha de pensamento, interpretar com leviandade a brincadeira dos pequenos é desconsiderar-lhe a importância.
Assim, quando o filho atinge o pai com o revólver de brinquedo e o pai toma atitude do atingido, que depois se ergue e prossegue a agir, a criança não está aprendendo o que significa “matar”.
Está afirmando o pai que ela não está sendo levada a sério.
Atitude correta é o pai, ao receber os tiros, dizer-lhe que se for morto, não poderá mais providenciar o pão à mesa, nem pagar o sorvete, ou levá-la a passear.
Esta é atitude coerente. Nem sermões. Nem agressão de volta.
Fazer com que a criança perceba que, se o pai levar o tiro, não continuará presente. Aprendizado que se torna positivo.
Tornemos a lembrar que Jesus determinou: “Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, porque delas é o Reino dos Céus”, e não nos permitamos, por pura invigilância, distrair-lhes as mentes com falsas alegrias, sufocar-lhes as virtudes.
Não lhes coloquemos os pés na areia movediça da perturbação.

Você sabia?

…que os filhos são programados na esfera espiritual, antes da reencarnação?
E que nessa programação são levadas em conta as questões crédito-débito, decorrentes das encarnações anteriores?
E que os deveres dos pais em relação aos filhos estão inscritos na sua consciência?

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 17 do livro Uma vida para seu filho, de Bruno Bettelheim, ed. Campus e no texto Dê brinquedos educativos aos seus filhos, da Revista O Espírita, de out/dez. 96.

========================

Que no dia das crianças todos possamos contribuir de alguma forma na formação de todas as crianças que estão acessíveis a nós, utilizando de firmeza nos valores para educar ,mostrando o certo e o errado – e principalmente participando da vida dos pequeninos !

http://www.portaldafamilia.org/datas/criancas/diadascriancas.shtml

Anúncios

Ações

Information

One response

2 06 2008
Um ano do Blog Joana d´Arc « Joana d´Arc

[…] Games Educativos – Desenvolvento o lúdi […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: