“Livro dos Espíritos” – uma leitura de vital importância neste Natal.

24 12 2007

Neste Dia de Nascimento de Jesus (prefiro assim já que Natal está ultimamente como sinônimo de presentes, comidas, bebidas e excessos) essencialmente devemos nos reunir em nome de Jesus em orações e estudos para que nosso lar esteja com muita luz. E o “Livro dos Espíritos” há poucos 150 anos nos trás em palavras francas e diretas as explicações das mensagens de amor que Jesus nos trouxe há 2000 anos.

Assim fica o convite para o aprofundamento cristão com a leitura do “Livro dos Espíritos”. Sua análise e estudo sério deve ser missão de cada um de nós, mesmo que seja para criticá-lo. E buscando anular todas as dúvidas que poderiam ser colocadas em questão uma matéria no Reformador de Julho de 2007 de Alexandre Fontes da Fonseca em especial me chamou a atenção em homenagem aos 150 anos do Espiritismo: “Uma análise matemática do Método do Controle Universal do Ensino dos Espíritos”

Nada mais do que uma excelente explicação da metodologia que Allan Kardec usou para que o “Livro dos Espíritos” e toda sua obra tivesse garantia absoluta de autenticidade espiritual.

Afinal por que deveríamos acreditar que o conteúdo dessa obra não foi mera criação e invenção dos médiuns ? Quem garante que realmente é de conteúdo espiritual? Como Allan Kardec teve certeza que o conteúdo seria obra inteiramente dos espíritos e não da imaginação de cada médium utilizado?

Bem nessa reportagem está a resposta. Infelizmente é praticamente impossível fazer um resumo completo. Posso assegurar pela leitura porém, que matematicamente pela utilização de mais de 11 médiuns na elaboração do Livro dos Espíritos resultam em segurança de probabilidade real do conteúdo, visto que uma mesma pergunta era feita a cada um desses médiuns, que se localizavam em lugares distintos e as respostas eram colocadas lado a lado para finalmente serem aprovadas. Como podemos verificar nas próprias palavras de Allan Kardec no Evangelho Segundo o Espiritismo no 9° parágrafo do item II da Introdução e no Livro dos Médiuns na nota do item XXVIII, cap. XXXI:

“Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares.”
“A melhor garantia de que um princípio é a expressão da verdade se encontra em ser ensinado e revelado por diferentes Espíritos, como o concurso de médiuns deversos, desconhecidos uns dos outros e em lugares vários, e em ser, aos demais, confirmado pela razão e sanionado pela adesão do maior número..”

O Reformador é uma Revista de Espiritismo Cristão mensal fundada em 21 de janeiro de 1883 e para conseguir sua assinatura basta enviar um e-mail para <assinaturas.reformador@febrasil.org.br> a custo anual de R$ 35,00 apenas.

Quem quiser essa matéria completa envie um comentário e informe o e-mail para poder enviar o texto integralmente.

Bons Estudos !

Download do Livro dos Espíritos:

Download Livro dos Esp�ritos
Anúncios

Ações

Information

13 responses

7 02 2008
B*

Muito nos alegra sua visita ao nosso blog. Esperamos continuar contando com o apoio daqueles que sabem que, ainda quando não se pode fazer muito, pode-se fazer algo, trabalhando humildemente em prol do Bem. Agradecemos ainda os votos de sucesso e desejamos o mesmo ao Blog “Joana D’Arc – Pensamentos e Estudos”, pois todo trabalho motivado pela busca da edificação intelectual e moral está destinado a prosperar. Muita paz!

21 02 2008
natasha

olha é legal o texto de vcs só nao me mandem comentarios pq eu nao consigo acessar esse é o u´nico problema bjuuu eu tenho 11 anos sou a natasha estudo no colégio alternativo e gosto de computador por isso tenho um só pra mim!!

21 02 2008
Claudinho

A vontade. Duvidas sobre o Livro dos Espíritos clicar em Duvidas e Perguntas nas categorias ou aqui mesmo.
Que Jesus esteja sempre presente em nossos pensamentos reagindo em ações construtivas para nosso próprio bem !

22 02 2008
Ademário da Silva

Hegel o filósofo afirmou que “o Espiritismo é a nova revolução copérnica”. Enquanto Copérnico demonstrou-nos a infinitude, O Espiritismo nos mostra a imortalidade, a reencarnação e todas as consequências sociais, morais e espirituais que advém dessa constatação. E enquanto revolução dos costumes, um dos aspectos tristes e condicionantes desse nosso passado é essa comemoração católica já tão deturpada pelo comércio. E nós outros deveríamos já ter constituído uma nova maneira de reverenciar Jesu, o Cristo.
Maneira essa compatível com sua grandeza espiritual, abolindo usos e costumes tão pequenos e mesquinhos, que nos leva a esquecer o principal, aquele que é o “aniversariante”. Muito embora todos saibamos que em face de tantas mudanças no calendário da Terra, realamente ninguém pode garantir que Jesus nasceu a 25/dezembro, mas convencionada a data a tanto tempo, não deve ser o que mais se nos preocupe, mas, o modo como essa “festa” é levada a efeito em detrimento de muitas coisas. E o estudo de o Livro dos Espíritos, de modo sério e profundo têm sim todas as condições de mudar esse panorama espiritual tão estranho para os cristãos.
Ademário da Silva – S.E Facho de Luz e Caridade – São Paulo

25 02 2008
ademario

Eu também fico por encontrar coisas boas nos Blogs espíritas. E agradeço a visita ao meu, que na verdade é nosso, pois nunca fazemos nada sozinhos, não é.
Que Deus os abençoe pelo trabalho, e podem ficar a vontade no meu Blog

Ademário, um espírito necessitado em processo de aprendizagem…

8 04 2008
Marcos Aurélio

Bacana, muito bacana mesmo seu blog e seus textos!!
Estou começando a estudar a doutrina e blogs como o seu me tem sido de grande utilidade.
MUITO OBRIGADO!
Se puder, me envie a matéria o Redentor.
Abraços e fique com Deus!

9 04 2008
Claudinho

Como está iniciando estudos, fique a vontade para tirar dúvidas também no link “Dúvidas”, onde estarei me esforçando para atender ao esperado se for de minha possibilidade atual.
A matéria referida estarei a disponibilizar para download. Em breve coloco um link aqui.
Bons estudos !

13 04 2008
Claudinho

ai está a matéria completa da Revista Reformador número 2.140 de Julho 2007 numa simplicidade brilhante do autor em homenagem ao Livro dos Espíritos…

http://www.geocities.com/consumidor.geo/Reformador0001.pdf

1 05 2008
lucia de fátima oliveira

gostaria de uma explicação mais abrangente sobre a pergunta 576 do livro dos
espíritos.

2 05 2008
Claudinho

575. As ocupações comuns mais nos parecem deveres do que missões propriamente ditas. A missão, de acordo com a idéia a que esta palavra está associada, tem um caráter menos exclusivo, de importância sobretudo menos pessoal. Deste ponto de vista, como se pode reconhecer que um homem tem realmente na Terra uma determinada missão?
“Pelas grandes coisas que opera, pelos progressos a cuja realização conduz seus semelhantes.”

576. Foram predestinados a isso, antes de nascerem, os homens que trazem uma importante missão e dela têm conhecimento?
“Algumas vezes, assim é. Quase sempre, porém, o ignoram. Baixando à Terra, colimam um vago objetivo. Depois do nascimento e de acordo com as circunstâncias é que suas missões se lhes desenham às vistas. Deus os impele para a senda onde devam executar-lhe os desígnios.”

obs: colimam – desenvolver, evoluir

Entendo que existem pessoas que foram predestinadas a cumprir uma missão específica na Terra. Contudo em sua maioria não sabem que a missão existe. Afinal esquecemos de tudo ao nascer… Mesmo assim ainda se guarda uma lembrança muitas vezes em forma de vontade de agir em determinado segmento, ou mesmo vocação. Com o tempo a Providência Divina direciona a pessoa para o local onde deva cumprir a missão.

Contudo não devemos nos esquecer do livre arbítrio. Assim uma pessoa que não tem missão “programada” pode muito bem pela sua vontade e força construir uma tarefa “menos pessoal” e praticar uma grande realização no trabalho do bem.

Considero toda doação de nosso tempo para a dedicação ao próximo uma grande missão. Contudo também considero que todos temos uma missão de pré-requisito básico para poder desenvolver outras missões: cuidar do LAR. Que adianta uma pessoa caridosa, atenciosa com os colegas se possui irmãos separados por brigas, filhos mal-criados, desarmonia geral dos familiares…

Espero ter contribuído, bons estudos !

19 01 2011
nayara

eu nao sei o que esta aconteçendo comigo quero ajuda

19 01 2011
Claudinho

Sempre devemos buscar auxílio médico antes de mais nada.
Paralelo a isso sempre é interessante buscar uma casa Espírita para conversar com algum dirigente sobre seu tipo de problema.
Independente do que tenha, não precisa dizer, a ação imediata sempre irá depender de sua vontade de procurar a solução.
E no caso de saúde nunca devemos esperar pelo amanhã.
Que Deus te ilumine na fé hoje e sempre.

28 10 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: