Assisti Dr. Bezerra de Menezes – o filme.

14 10 2008

Ontem a noite assisti o filme sobre a vida de Dr. Bezerra de Menezes, o médico dos pobres. Seria um bom filme para todo estudante e praticante da medicina se inspirar no seu famoso sermão profissional:

(…) “O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida.”       Dr. Bezerra de Menezes

Os trechos de sua vida mais conhecidos são explorados de forma séria, como no momento onde Dr. Bezerra dá seu anel de formatura a um paciente para comprar remédio, na sua famosa palestra onde assume que é espírita diante de toda sociedade tradicional da época, da ajuda que recebe de um estudante querendo aulas particulares num momento de crise financeira, além é claro, do momento em que entra em contato com o “Livro dos Espíritos”.

O filme acaba e o “leitor espírita” acostumado com muitos detalhes fica no cinema esperando mais, muito mais… mas não sai decepcionado e sim orgulhoso de existirem atores, produtores, diretores capazes de, como Dr. Bezerra de Menezes, dizer para todos –  sou Espírita ! Vamos! Conheçam melhor essa filosofia, pois ela é vinda de Jesus para pessoas evoluídas – como todo nós nesse momento – onde necessitamos de uma mensagem capaz de ligar religião com ciência e filosofia criando fé racionalizada !

Assim, com certeza o maior mérito do filme é a luta vencedora de colocar um filme nacional sobre o Espiritismo na telona. Se os produtores de filmes descobrissem o vasto material espírita composto de romances e contos psicografados não mais seria necessário pesquisar novos roteiros por muito tempo. Onde pode existir material mais rico se não produzido pelos espíritos que vivenciaram muitas vezes os acontecimentos passados e possuem recursos mentais onde se pode voltar ao tempo e verificar realmente como foram os acontecimentos? Obras sobre Joana d´Arc, Rainha Maria Antonieta, passagens detalhadas na época de Jesus – são fartas – além de outras muitas ainda abordando assuntos muito atuais.

A categoria de filmes de apenas duas horas inclusive torna-se muito curto para se passar a tamanha gama de detalhes e informações que se produz num livro psicografado por um Espírito. Talvez ainda o ideal seria em forma de novela ou série.

Espero que todos possam ter, com esse filme, a curiosidade de ler o “Livro dos Espíritos” e assim como Dr. Bezerra de Menezes, dar chance a si mesmo de entrar em contato com a nova mensagem de Jesus, pois a maior das injustiças é criticar sem conhecimento.

Deixo meus rápidos comentários sobre o tema com um frase de Dr. Bezerra de Menezes que me auxilia muito:

“(…) Dificuldade é o degrau de nossa ascensão! (…)”

——————————————————–

Saiba mais sobre Dr. Bezerra de Menezes:

FEB (Federação Espírita Brasileira)  –  http://www.febnet.org.br/

http://www.bezerrademenezes.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes

O “Livro dos Espíritos” para download gratuito:

http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/les/o-livro-dos-espiritos.pdf

O “Evangelho segundo o Espiritismo”:

http://www.espirito.org.br/portal/download/doc/allan-kardec-o-evangelho-segundo-o-espiritismo.doc

Anúncios

Ações

Information

2 responses

3 11 2008
Noeliza Lima

Nao assisti ainda ao filme, mas já compartilho do que escreveu. Não poderiam também ter escolhido melhor protagonista! Parabéns pelo seu site. Inspirador!

24 06 2009
lucas

muito legal esse filme muito marcante um grande defensor do espiritismo foi bezerra de menezes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: