Enfoque Espiritual diante de um Doente Terminal

8 07 2010

Orações

Estar diante de um doente terminal é uma situação muito difícil para todos. Sendo membro da família torna-se mais difícil ainda pela grande emoção que cerca a todos.

O conhecimento do pós-morte para quem é Espírita e estuda a Doutrina Espírita certamente é um grande consolo ao explicar em detalhes que toda dor, sofrimento será benéfico para o Espírito. Obviamente contra a eutanásia, devemos ter a dor e o sofrimento como expiação e lapidação do espírito, como um verdadeiro salão de beleza preparatório para a libertação espiritual. No livro “Quem tem medo da morte” de Richard Simonetti temos um grande resumo de todas essas questões.

Contudo, como nós Espíritas devemos nos comportar e atuar diante de um doente terminal, principalmente se a pessoa não tiver conhecimento espiritual?

São questões que estão me cercando ultimamente por justamente estar vivenciando uma situação desse tipo. Por mais certeza que temos na fé raciocinada nos ensinamentos e relatos do plano espiritual a emoção da despedida próxima é grande.

O silêncio é profundo e muitas vezes um aperto de mão e um olhar presente pode significar muito mais que palavras.

É uma situação que me lembra muito o livro “Nosso Lar” onde o Espírito de André Luiz acaba de chegar ao plano espiritual após morte prematura. A escuridão inicial e um ambiente hostil será certamente o início espiritual de muitos! E diante dessa imagem gosto muito das palavras de Emmanuel em relação a fé na oração psicografando que “num ambiente escuro basta a chama de uma pequena vela para afastar a escuridão”.

Assim em momentos apropriados um incentivo moral de fé acredito ser bastante acolhedor ao paciente terminal como

“Onde quer que esteja pense em Deus, ore por Deus e ele virá!”

“Basta uma chama de uma vela para afastar a escuridão ! E essa vela é seu pensamento em oração e fé em Deus!”

Com o paciente terminal com a memória e capacidade mental boa certamente ouvi-lo e estar por perto já pode ser uma grande caridade e ajuda.

E unida a palavras de incentivo e fé, caso questionados podemos revelar mais informações das revelações espíritas caso seja o caso, com bastante cautela para não apresentar outro tipo de interpretação.

Como aquela criança que irá para o seu primeiro dia de aula sozinha – o paciente terminal apresenta muitas dúvidas sobre para onde está indo. E toda dúvida é produtora do medo que certamente atormenta e afeta o psicológico. Depressão é fácil acontecimento.

Por isso a pessoa que acompanha o doente terminal deve ser geradora de fé, certeza e confiança em Deus para irradiar esse sentimento. E todos devemos nos esforçar para que a todo minuto de despedida em vida – seja baseada em sentimentos de confiança e fé calcada na certeza da vida após morte independente do conhecimento que o doente possua.

Irradiemos nossa certeza na vida futura para ele. Oremos ao espírito protetor e aos benfeitores espirituais que irão atende-lo com nossa certeza Espírita. Sejamos sinceros com a fé raciocinada que nossa verdadeira vida está no plano espiritual. Vibremos fé, amor e carinho não apenas para o paciente, mas também para aqueles que estão o acompanhando dia e noite em plantão, muitas vezes apenas pelo verdadeiro amor.

Um dia todos estaremos lá.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

22 07 2010
luzmarina

Ser espírita
Realmente praticarmos tudo que estudamos quando se trata de algo pessoal e deveras mais difícil.
Porém Deus nos fez capazes de gerar o amor ao próximo. É neste amor dos amigos e companheiros de jornada e principalmente no amor em Deus, que encontraremos as forças necessárias para vencermos nossos infortunios, que nada mais são que ensinamentos para nosso aprimoramento moral.
Que Deus nos fortaleça. Amém

20 10 2010
Claudinho

Ele se foi
Não para longe
Apenas nasceu pro invisível
Admiração, respeito, alegria, continuam
Vivos na certeza de um futuro reencontro
Onde ambos possamos em silêncio conversar
e felicitarmos pela passagem em conjunto
pelas provas e expiações
tempos atrás nesse
lindo planeta
Azul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: