Crítica das Críticas do filme Nosso Lar

4 10 2010

Ninguém atira pedras e árvores sem frutos.

Assim chegou ao cinema o filme Nosso Lar, com uma verba de dar inveja e efeitos visuais e sonoplastia de primeira linha.

Admito que não assisti o filme de imediato, por motivos pessoais, somente na última semana pude ir ao cinema. Contudo as críticas negativas eram tantas e tantas, inclusive de pessoas espíritas que fiquei desestimulado. E por um lado isso foi bom.

Pois o filme é excelente no seu objetivo e superou em muito minhas expectativas. Eu estava pessoalmente esperando o que foi mostrado – que retratasse em conformidade com o Livro Nosso Lar, psicografado por  Chico Xavier a vida do Médico André Luiz após sua morte física.

Muitos dizem que o filme ficou como uma “propaganda do Espiritismo” e que não se adapta ao público maior. Penso ser um engano, pois na realidade o filme está idêntico ao livro. Não teria como adaptar o filme para um público que não acredita na vida após a morte sem ferir o enredo do livro – que deve e foi preservado inteiramente no que foi exposto.

Não é fácil traduzir um livro para a telona com textos profundos e técnicos sem perder sua essência – e exatamente essa questão que a FEB auxiliou. Não é questão de prejudicar quem não é Espírita ou quem não acredita no espiritismo e quer ver o filme apenas para se divertir. É questão de preservar a obra.

Muitos foram assistir o filme na intensão de ver seres extraterrestres atirando raios em fantasmas e espíritos mutantes para no final o mocinho André simplesmente conseguir poderes extra-sensoriais e sair voando pelo espaço. Esse publico, sinto muito, melhor alugar o Matrix novamente.

Nosso Lar não é ficção. É um relato real de um espírito.  É didático sim. A realidade não é tão emocionante quanto um roteiro planejado e imaginado para fazer o expectador pular da poltrona a todo momento.

Logo, o filme em sua excelência é real. Psicografia não é algo fictício. É provado pela Justiça Brasileira no caso em que um falecido em psicografia – através do Chico Xavier – declarou a inocência do amigo devido a um acidente com arma em que foi morto. (Quem não viu no Globo Reporter?).

A direção do Wagner Assis foi corajosa, pois sabia das críticas desde o início. Mas ultrapassando a barreira do vendável agarrou com braço seguro a questão da preservação da integridade do livro e deu o primeiro passo para colocar o cinema do Brasil entre os grandes do mundo.

Muitos críticos acham uma dificuldade analisar um filme “religioso.” Outra questão equívoca. O Espiritismo não é religião. É a ciência que estuda o mundo espiritual e seus fenômenos. Suas consequências são religiosas porque vão ao encontro com a prática de Jesus. Assim como nas  ciências econômicas,  ciências contábeis, ciências sociais, existe a ciência espírita. O filme deve ser criticado sim, para contínuo aperfeiçoamento do cinema brasileiro em geral…

Então o filme poderia ser melhor?  É claro! Afinal tudo nessa vida pode melhorar. Inclusive, e principalmente,  nós mesmos – deixando os excessos  que praticamos, com a bebida, comida,  e outros tipos de atitudes menos favorecedoras ao nosso organismo físico-mental-espiritual de lado. Afinal, acredito que ninguém queira, após a morte física, entrar direto no “umbral” como um suicida indireto…

Anúncios

Ações

Information

2 responses

23 10 2010
solange

Adorei a reportagem, gostei muito do filme que esta igual ao livro escrito pelo nossoirmão Chico Xavier, estranhei , quando pessoas que não são espiritas assistiram ao filme e não gostaram.
Daí percebi a importância do conhecimento e do estudo do espiritismo na vida da gente e agradeçi a Deus a oportunidade de ter conhecido esta ciÊncia que nos ajuda na nossa trajetória aqui na terra.

Abraços fraternos.

4 05 2012
Lucídio Serves

Obrigado a toda equipe técnica que realizou essa obra maravilhosa, achei que o resumo do livro foi feito de forma a levar a todos, ensinamentos tão necessários a nossa vida aqui na terra.
Lucídio – Curitiba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: