Como convencer a não brigar ?

1 03 2012

Muitas crianças ao entrarem na escola ou no convívio com outras crianças são alertadas pelos pais…

_ Se alguém te bater, você bate nele também e mais forte !

Na boa intensão de ver seu filho não ser agredido, os tutores sagrados dessa criança contrariam os ensinamentos de Jesus.

Realmente é muito difícil ouvir de uma pessoa da família que foi agredido(a) e não sentir uma tremenda raiva e vontade de revidar. Por mais que as palavras Bíblicas e o exemplos de Jesus concordo que é difícil não reagir nesses casos com frases e pensamentos de – dar o troco.

Contudo a Doutrina Espírita anunciada por Jesus para esclarecer todas as dúvidas nos revela pelas leis da natureza que assim como terceira lei de Isaac Newton rege os objetos físicos também a lei da causa e efeito rege nossas ações no tempo e espaço.

Assim tudo o que fizermos ao próximo, estamos na realidade fazendo a nós mesmos. Seja esse próximo uma boa ou má pessoa, isso independe. Essa é a Lei da Natureza.

Os tutores devem então ensinar as crianças que todos nós estamos a cada segundo colhendo o que plantamos. O futuro em construção depende de nossas ações no passado e no presente.

Mais do que isso, ainda estamos nessa vida colhendo o que plantamos em existências anteriores. Não é difícil examinar provas duras que passam pessoas ao nascerem com grandes restrições, mentais, físicas. Deus não é terrível de fazer o acaso escolher se uma pessoa deve nascer saudável ou não, rica ou na miséria, bonita ou feia. Tudo que nos acontece de bom ou mau na realidade são  reações de nossas próprias atitudes anteriores.

O interessante disso tudo é que através do nosso sofrimentos estamos quitando dívidas e não teremos mais que passar por isso num futuro próximo ou mesmo numa vida futura se tivermos resignação e paciência.

Dessa forma não apenas estamos pagando, mas na realidade estamos sim resgatando…

Evoluir, muitas vezes é sofrer. Evoluir um passo a frente da dor é a atitude de caridade em ação. Vencer o mundo é doação integral.

Frases enigmáticas de Jesus fazem muito sentido com o estudo da Codificação Espírita…

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.   João 12:24-25

Sendo assim como afinal convencer a não brigar ?

Não é  uma tarefa simples, visto que a agressão é sempre terrível, seja físico ou psicológico. Explicar sobre a lei da ação é reação para uma criança pode ser muito complexo, já que é difícil até mesmo para adultos refletirem. Contudo se o responsável pela criança, seja professor, seja parente ou pai e mãe – sabendo que revidar é nocivo ao próprio ser, deve levar a criança a buscar sempre o perdão, pra começar dando o exemplo em casa e nas relações interpessoais.

Outras atividades também podem ser praticadas, com contos, leituras, brincadeiras onde deve ser mostrado que revidar é na realidade agredir a si mesmo.

Quando Jesus nos diz para amar nossos inimigos, não precisamos ser amigos ou companheiros de quem nos agride, mas é uma mensagem para que não revidemos agressões de qualquer tipo praticando o perdão completo.

É um exercício dos mais difíceis,  devemos perdoar sem guardar rancor.

Somente dessa forma não somos afetados pela lei da ação e reação e estaremos mais facilmente conseguindo nossa libertação.

Abaixo uns vídeos sobre o tema abordado, e para quem quer aprofunda o assunto aconselho estudar a obra de Allan Kardec, disponível para baixar grátis nos links a direita desse blog.

Sucesso a todos.

Anúncios

Ações

Information

One response

15 04 2012
chaddadbonsai

É preciso muita pratica para se conseguir evitar o revide, mas devemos começar com palavras, são mais fáceis de suportar e superar, com o tempo com as ações contra nós, com o tempo vão sendo mais fáceis de aceitar.
Mas devemos não ter vergonha de não sermos campeões, muitas vezes queremos nos vingar para de ficarmos por baixo ou sermos perdedores. A humildade é que impede o desejo de revide.
Uma boa reflexão a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: