Como é o verdadeiro Centro Espírita da Doutrina Espírita

20 03 2012

 

Infelizmente o preconceito existente perante a Doutrina Espírita e o Centro Espírita é muitíssimo amplo na sociedade em geral.

Vejamos então como é o Centro Espírita, onde teve seu maior divulgador no Brasil – o Chico Xavier – na realidade dos fatos e imagens.

Um centro espírita é uma entidade filantrópica que desenvolve suas atividades com base na Doutrina Espírita, codificada nas obras básicas de Allan Kardec, motivo pelo qual muitos definem os espíritas como “Kardecistas“. A Doutrina Espírita não é a mesma coisa que o Espiritualismo porém está dentro deste, e o princípio do Espiritualismo é encontrado em várias das doutrinas/religiões que crêem na reencarnação, no espírito além da matéria etc. Portanto, é uma doutrina diferente da aplicada em outras filosofias e religiões, tais como a Umbanda e o Candomblé. É importante entender a diferença entre Espiritismo e Espiritualismo ( Wikipedia )

Importante notar primeiramente que a Federação Espírita Brasileira consta um cadastro amplo de todas os Centros Espíritas do Brasil. Por isso a importância dos dirigentes Espíritas estarem filiados.

No site abaixo pode fazer essa pesquisa.

http://www.febnet.org.br/site/movimento_brasil.php?SecPad=25

De maneira genérica através de fotos reais abaixo ainda podemos detalhar como é um Centro Espírita e assim distinguir de outras religiões que se dizem espíritas.

Todo Centro Espírita deve ser filiado a Federação Espírita Brasileira ou conselho Espírita regional tendo sido constituído legalmente nas condições vigentes com estatuto, direção, tesoureiro e toda uma equipe de apoio.

Os integrantes e trabalhadores Espíritas possuem seus trabalhos e fonte de renda próprios.

Portanto, todos os serviços, sejam palestras, sejam passes, sejam atendimentos fraterno é 100 % gratuito. O máximo que se pede são contribuições em alimentos para os assistidos carentes que são cadastrados e acompanhados.

A Casa Espírita é sustentada pelos trabalhadores da Casa e também em atividades como participações em feiras, doações diretas, venda de livros, eventos de caridade.

Uma vez por semana existe palestra aberta ao público com aplicação de passes e fluidificação de água. Nesse momento a Espiritualidade auxilia a muitos que estão ali assistindo a palestra sem ao menos perceberem. A sala de palestra não possui imagens religiosas, sendo um trabalho baseado em muito estudo  alternando palestrantes e temas durante todo o ano.

A parte externa dos Centros Espíritas geralmente são bem organizadas com nome da Instituição. Dificilmente se verá uma Instituição Espírita em formato gótico ou arquitetura diferenciada. São casas geralmente bem organizadas alternando de tamanha e estrutura.

Mais uma vez não existe imagens e desenhos nas paredes externas. A maioria dos Centros Espíritas foram casas de pessoas que por amor a palavra de Jesus doaram seus imóveis próprios para serem transformadas em Instituições de Centros Espíritas. Ou ainda comprados com muito esforço através de doações.

A Doutrina Espírita não possui recursos monetários para grandes aquisições, nem muito menos construção de templos. O objetivo maior do Espiritismo não é concorrer ou produzir grandes obras materiais, mas sim ofertar conhecimento para que possamos todos, pela ciência, razão e lógica, nos modificar para pessoas melhores a cada dia – combatendo más tendências em incentivo constante a caridade…

Durante as atividades para adultos existem grandes esforços para as salas de evangelização onde jovens e crianças, classificadas por idade praticam atividades lúdicas ligadas a evangelização.

A distribuição de alimentos a famílias carentes previamente cadastradas é marca principal do Centro Espírita. Essa atividade de caridade é ofertada a todos os frequentadores para que possam ser trabalhadores voluntários na organização e distribuição de todo esse material arrecadado durante às palestras e eventos.

Além disso a maioria dos Centros Espíritas possuem Estudo Sistemático, Cursos, Reuniões Mediúnicas (geralmente com psicografias), Assistência Fraterna, Artes, Evangelização de Mães, Obras sociais diversas, Assistência Social, Promoção Social, dentro outras.

Dessa forma podemos distinguir um Centro Espírita, que é Cristão, seguidor da codificação de Allan Kardec pela Doutrina Espírita, de outros Centros que se informam Espiritas, ou Espiritualistas.

O Espiritismo é uma grande filosofia onde aprendemos a nos conhecer melhor através de estudos sistemáticos da revelação dessa Ciência que estuda o mundo dos Espíritos em prática com a caridade para nessas ações concretas produzir bons frutos a cada dia.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. ( Mateus 7:15-20)

Sugestões e referências…

O Centro Espírita

http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_esp%C3%ADrita

Afinal o que é Espiritismo

http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/afinal-o-que-eh-espiritismo.html

Download Livros Gratuito Codificação Espírita

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/index.html

Centros Espíritas Relacionados no Artigo

http://www.feig.org.br/

http://www.casadejesus.org.br/

http://centroespiritaacasadocaminho.blogspot.com.br/search/label/Apresenta%C3%A7%C3%A3o

http://visaoespiritabr.com.br/casas-espiritas/c-e-irma-catarina-bauru-sp

Anúncios

Ações

Information

2 responses

2 09 2014
7 06 2015
Nossa meta de vida para os próximos 500 anos. | Joana d´Arc

[…] Doutrina Espírita promove inúmeros recursos através do Verdadeiro Centro Espírita – atuando como um agente facilitador de nossa busca pela felicidade, dispondo a oferta de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: