Dinâmica da Vida – Importância da Evangelização Cristã

19 03 2014

roda

Essa última semana tive uma experiência nova, pois mais um ano se foi e alguns alunos com idade limite do Ciclo dirigiram-se para outra turma. Nesse momento um filme passa na cabeça do evangelizador, tudo o que passamos com aquelas crianças, as dificuldades, os esforços para que pudessem registrar os ensinamentos de Jesus. E por mais que tenhamos nos esforçado sempre fica um sentimento de querer mais, ensinar mais. Contudo agora a missão continua no Ciclo seguinte e a certeza do sucesso é canalizada para os alunos que ficaram.

Nesse momento um pensamento me veio para tentar mostrar as crianças que ficaram a importância daquela hora de estudo cristã. O tema atual era sobre a parábola da ovelha perdida, mas já tinha terminado a atividade alguns minutos antes. Foi o tempo necessário para fazer essa dinâmica improvisada na hora, mas que tenho certeza do bom resultado.

Dinâmica – Roda da Vida

Objetivo – Mostrar a importância da evangelização às crianças.

Material – Um cartão com algum ensinamento de Jesus. Pode estar preso a um pirulito ou lápis como lembrança.

Prática – O evangelizador dá a mão para uma criança e pede que ela faça o mesmo com as outras, uma dando as mãos às outras. Se tiver número suficiente de crianças – faça uma roda. Informe que elas terão que fazer tudo o que o evangelizador fizer, pois estarão representando situações da vida.

O evangelizador começa a rodar puxando levemente a criança começando a girar a roda na sala. Nesse momento informar as crianças que o giro é o tempo que está passando, a roda da vida nunca para, mesmo se estivermos parados em casa vendo TV, o tempo está passando.

Em seguida sorrimos para representar bons momentos da juventude.

Em seguida informamos que não estamos querendo estudar, e nesse momento o evangelizador começa a abaixar gradualmente até ficar andando ajoelhado no chão representando a ignorância. Logo depois informa que mudamos de ideia e começamos a estudar com vontade. Nesse momento começam a levantar novamente e seguindo girando.

Depois começa a abaixar novamente informando que não estamos querendo trabalhar. Quando ficar andando ajoelhado, informar que mudamos de ideia e procuramos uma atividade para trabalhar. Levantamos e continuamos andando na roda.

Nesse próximo momento o evangelizador fica olhando para o lado e para o outro informando que resolvemos ficar viajando e passeando na maioria dos fins de semana livres sem nos dedicarmos à caridade ao próximo. Começamos a rodar mais rápido informando que o tempo está sendo desperdiçado.

Num próximo momento ficamos tristes olhando para baixo e o evangelizador faz cara de tristeza andando agora bem lentamente. Informa às crianças que todos nós temos momentos tristes na vida. Seja uma perda, saudades, decepções… Relatar então que nesse momento devemos olhar para os ensinamentos da Evangelização. Lembrar que Jesus está sempre procurando a ovelha perdida, e temos sempre a disposição de nós a Casa Espírita que frequentamos para nos ajudar.

Nesse momento o evangelizador informa que está frequentando a evangelização da Casa Espírita e começa a sorrir novamente andando com alegria, pois o caminho de nossas vidas agora estão iluminados por Jesus.

Finalizando convidamos as crianças a cantar uma canção como agradecimento a nosso Pai Celeste.

————

Com essa atividade os alunos se aproximam mais dos evangelizadores e acabam percebendo a importância da conduta moral cristã e a importância da Evangelização Espírita, que será um apoio para toda sua vida.

Abaixo uma palestra sobre a Importância da Evangelização Espírita.

Anúncios

Ações

Information

One response

2 09 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: