O que é Espiritismo então ?

13 04 2007

Livro dos Esp�ritos - Allan Kardec  Codificação da Doutrina Espírita. Início no ano de 1853 em Paris por Allan Kardec.

Não é uma religião !? O que é Espiritismo então ?
O Espiritismo não é apenas uma religião, é uma filosofia de vida calcada na ciência, na observação dos fatos, estudo e comprovação. Nós somos espíritos encarnados, presos ao corpo e se o leitor dedicar um pouco de tempo numa pesquisa com certeza encontrará provas concretas de que também existem espíritos que não mais estão presos ao corpo. O Chico Xavier é prova disso. Como alguém com estudo primário poderia escrever 400 livros, entre muitos, somente pode ser feita uma leitura fluente com um dicionário ao lado!
Portanto leitor não há mais tempo para dúvidas, o raciocínio lógico nos leva ao Espiritismo – o Consolador prometido por Jesus em tantas passagens na Bíblia, através do Espírito da Verdade, Allan Kardec codificou todos os ensinamentos e verdades do universo. As pessoas na época de Jesus não estavam preparados para essa verdade, mas nós agora estamos.

Fica muito evidenciado na mensagem de Jesus a certeza da vinda futura do Espiritismo – o Consolador. Diga-se que toda obra Espírita originou-se do plano espiritual, sendo a obra principal ( O Livro dos Espíritos) organizada e codificada por Allan Kardec – utilizando vários médiuns de locais diferentes onde as mesmas perguntas eram feitas ao Espírito da Verdade e comparadas para sua exata precisão e veracidade antes de ser colocada na obra.

JOÃO 16,7 – “Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. “

JOÃO 15,23 – “Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;”

“É um paradoxo a terra se mover ao redor do sol e a água ser constituída por dois gases altamente inflamáveis. A verdade científica é sempre , se julgada pela experiência cotidiana que se agarra à aparência efêmera das coisas.”

Karl Marx

Abaixo uma obra completa sobre o tema.

Download Livro – O que é Espiritismo.  http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/oqueeoespiritismo.pdf


Espiritismo explicando…

Interrogavas em torno dos entes amados, além do tumulo.
A Doutrina Espírita dissipou-te as duvidas, explicando que o sepulcro não é o fim, tanto quanto o berço não é o princípio, e que toda criatura, ao desenfaixar-se dos laços físicos, prossegue na marcha de aprimoramento e ascensão do ponto evolutivo em que se achava na Terra.

Interpelavas o campo religioso a cerca da Justiça divina.
A Doutrina Espírita suprimiu-te a inquietação, explicando que Deus não concede privilégios e que, em qualquer estância do Universo, a alma recebe, inelutavelmente, da vida o bem ou o mal que dá de si própria.

Torturavas a mente, qual se devesse respirar em cárcere de mistério, toda vez que cogitavas das questões transcendentes da fé.
A Doutrina Espírita acalmou-te, explicando que ninguém pode violentar os outros em matéria de crença, acentuando, porém, que toda fé, para nutrir-se de luz, deve ser raciocinada em base de lógicas, porquanto, diante das Leis divinas, cada consciência é responsável pelos próprios destinos.

É necessário valorizar a doutrina que generosamente nos valoriza. Sustentar-lhe a integridade e a pureza perante Jesus, que a chancela, é procurar o nosso aperfeiçoamento e trabalhar por nossa união.

Transcrito do livro “Justiça Divina”, pelo espírito Emmanuel e psicografado por Chico Xavier, capítulo 5. Esta obra desdobra o livro “O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec.


Palestra sobre – O que é Espiritismo…


Nota: Há dez anos escrevi esse artigo, quando o Livro dos Espíritos completava 150 anos. Atualizando hoje o artigo, nos 160 anos, de um Livro Estrelar, um Livro escrito por Espíritos muito superiores a todos nós – que desvenda todos os mistérios – para que possamos ter uma fé raciocinada na lógica de nossos atos construindo o nosso próprio futuro.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

13 06 2008
Um ano do Blog Joana d´Arc « Joana d´Arc

[…] O que é Espiritismo então ? […]

7 03 2014
“Motorista que caiu da Ponte Rio-Niterói tem alta de CTI, no Rio. ” – O Espiritismo explica. | Joana d´Arc

[…] Abaixo deixo a passagem do “Livro dos Espiritos” onde Allan Kardec pergunta ao Espírito como funciona essa questão do anjo guardião. E temos as respostas diretas do plano espiritual sobre nossos espíritos protetores pela Codificação da Doutrina Espírita: […]

2 10 2014
Antonio

Pergunta: Qual a utilidade da Doutrina Espírita para com os maus Espíritos?

10 10 2014
Claudio Castro.

Caro Antonio,

Sua pergunta é interessante, e podemos refletir um pouco sobre os tipos de espíritos que existem e sobre as punições, que não são eternas e lei da causa e efeito.

Assim na escala dos espíritos temos no Livro dos Espíritos os seguintes:

Escala espírita …………………………………………………. 117
Terceira ordem. – Espíritos imperfeitos ………… 120
Segunda ordem. – Bons Espíritos ……………….. 124
Primeira ordem. – Espíritos puros ………………. 126

Os maus espíritos são seres ainda na ignorância das leis Divinas. Podemos ler mais detalhes sobre o bem e o mal, no Livro dos Espíritos a partir da questão 629.

Entrando na questão, devemos saber que a produção de ações maléficas geram reações de sofrimento no futuro para quem o pratica. Essa é a lei da causa e efeito. O ser que é ignorante, seja espírito encarnado ou desencarnado, não sabendo dessa lei, irá roubar, furtar, violentar, corromper, bater, assassinar… Com essas atitudes, sente-se mais forte que o próximo e de imediato usufrui da força para conquista material ou no campo das sensações.

Inicialmente tivemos os dez mandamentos recebidos por Moisés. E através do medo de Deus as almas más eram controladas.

O Messias Jesus nasceu e acrescentou sua lição de amor ao próximo, explicando a Lei Divina como mais ninguém poderia fazer naquela época.

Contudo os maus, ainda longe da moral do Cristo, não consegue entender “amai vossos inimigos”.

Passou mil e oitocentos anos após Cristo e ainda as pessoas não conseguiam amar por amor.

O Consolador surge então, em 1852 em Paris pelos estudos das mesas girantes. E A Doutrina Espírita é composta e codificada por Allan Kardec.

Os espíritos ignorantes agora teriam explicações profundas e os verdadeiros significados e motivos das palavras de Jesus. As leis foram reveladas, os segredos descortinados e o que era sobrenatural foi detalhado tintim por tintim.

Mas até hoje com as Revelações Espíritas de Jesus, a ciência não se interessou, as religiões criaram preconceitos e barreiras e assim ainda a maioria das pessoas ainda não tiveram o interesse de ler e estudar o que Jesus tinha mais para dizer.

Mas assim qual a utilidade da Doutrina Espírita para os maus Espíritas, se nem ao menos a maioria das pessoas deste mundo ainda não tiveram contato com a obra Espírita ?

A resposta a tudo isso está apenas em uma pequena palavra não muito sonora: DOR.

Sim, infelizmente, com a dor, sofrimento e ranger dos dentes, os Espíritos, as Pessoas, Todos que não conhecem a LEI, um dia irão colher seus maus frutos negativos produzidos por ignorância. Nesse momento de desespero, o ser começa a se questionar, procurar respostas, correr de porta em porta para saber o por que é tão infeliz.

Nesse momento a providência divina revela o que já está aí desde 1852, a Doutrina Espírita, a terceira grande revelação para a felicidade dos homens como agente facilitador da busca da moral cristã. E um dia o indivíduo sabendo que se prejudicar alguém o próprio ser irá sofrer, e um dia sabendo que todos os espíritos da Terra e do Universo possuem apenas um grande Pai Celeste e assim, um dia sabendo que somos todos uma grande família, os maus Espíritos, os Ignorantes começam a querer sua melhora íntima, seus resgates convictos da melhora, e a fé raciocinada no amor universal, para chegar a verdadeira felicidade.

Quem iria cortar o braço de alguém, sabendo que numa próxima vida iria nascer sem braços? Contudo como o resgate muitas vezes só ocorre em uma próxima vida, o espírito mau zomba da benevolência e da paz. Nesses casos talvez somente numa próxima vida, com a dor da reparação possa começar a querer buscar tais respostas.

Mas certamente a Doutrina Espírita estará lá para o sofredor seguir novo rumo em direção a Jesus.

Enquanto isso é papel nosso, dos Espíritas, divulgar essa mensagem de Jesus que consola os que sofrem e mostra o caminho certo para a verdadeira felicidade !

Sempre mais para o alto ! Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: